Uma aula de consistência, resistência, resiliência e realização de sonhos, com Tim Ferriss

Você tem um sonho? Quer “chegar a algum lugar”? 

Talvez seu sonho seja escrever um livro, ter uma empresa, emagrecer 20kg, ter um blog ou canal de sucesso, falar outro idioma… na verdade, tanto faz. É quase certo que o seu sonho é algo que pode ser CONSTRUÍDO (a não ser que seu sonho de vida seja ganhar na mega-sena. Neste caso, tenho más notícias pra você). 

Eu falo muito em hábitos, em paciência, em “babysteps”… e vou seguir falando por muito tempo, por acreditar que um bom hábito é realmente a ferramenta que faz toda a diferença. 

Mas hoje, eu resolvi fazer diferente, e ensinar pelo exemplo. Não o meu exemplo, infelizmente, mas ainda assim, um ótimo exemplo. 

Senhoras e senhores, com vocês, Tim Ferriss: 

Tim é um cara único. Além de se auto-intitular “cobaia de laboratório humano”, ele é autor de cinco bestsellers (sendo que seu primeiro livro, “The 4-hour workweek” passou sete anos consecutivos entre os mais vendidos do New York Times), investidor anjo e conselheiro (de empresas como Facebook, Twitter e Evernote). Um currículo bem legal. 

Mas o mais impressionante nele, para mim, é a sua capacidade de EXECUÇÃO. E esta capacidade (segundo ele próprio) é 100% pautada em hábitos

Hoje, eu percebi o valor destes hábitos, e o quão longe um bom hábito pode te levar. 

Em 2014, Tim teve a ideia de começar um podcast. Um talk-show, onde ele poderia ter o pretexto ideal para entrevistar todo o tipo de gente que ele mais admira. Campeões mundiais, recordistas, investidores, empresários, atores, músicos… os melhores entre os melhores, estão lá. 

No programa, ele entrevista seus convidados de forma a tentar mapear o caminho das ferramentas, truques e táticas usados por eles para chegar aonde chegaram. 

Imagina você, criando um programa no qual a sua meta é entrevistar pessoas como Arnold Schwarzenegger, David Blaine, Vince Vaughn, Ricardo Semler, Derek Sivers, Jamie Foxx. Longe de parecer uma empreitada fácil?

Pois bem. Tim Ferriss fez isso. E transformou a ideia no Podcast mais ouvido de todos os tempos. 

Hoje, ao abrir o site do iTunes pra baixar o episódio desta semana, eu me espantei com o número. O episódio atual é o número 254!! 

(Estou escrevendo este post em Julho de 2017. Se você está lendo isso no futuro, sugiro que clique no link: https://itunes.apple.com/br/podcast/the-tim-ferriss-show/id863897795 - pra se espantar ainda mais, e refazer meus cálculos). 

 

Presta atenção: 

  • Tim começou o podcast no dia 18/04/2014
  • Hoje é dia 24/07/2017
  • Nestes (pouco mais de) 3 anos, ele lançou CONSISTENTEMENTE 254 episódios!
  • Eu parei pra fazer as contas: são 170 semanas
  • Ele lançou (na média) 1,5 episódios por semana - incluindo semanas de férias, natal, feriados e tudo o mais. 
  • Como se não bastasse, ele lançou um livro neste meio tempo (Tools of Titans)

O nome disso é CONSISTÊNCIA.

E isso é o que faz toda a diferença. 

Quer botar em prática? Então comece HOJE, e simplesmente NÃO PARE. É mais difícil do que parece, mas é possível. 

E eu vou tentar fazer o mesmo. 

 

Arrume uma desculpa para começar agora

Você é precisamente quem você merece ser.

Ponto. 

Tudo o que você faz ou fez resultou no que você é hoje. No lugar onde você está, no emprego que você tem, nas pessoas com as quais você convive, no salário que te pagam e nas besteiras que você é "obrigado a ouvir". 

Pare de culpar os outros. Não se coloque na posição de vítima.

É hora de assumir as rédeas da sua vida, e passar de espectador a protagonista. Agora. 

Não há tempo. Não há desculpas. Se for pra arrumar uma desculpa, arrume uma para começar, e não o contrário. 

Quantas desculpas você já deu para não começar? 

- Não tenho as ferramentas
- Não sei
- Não tenho dinheiro
- O que vão pensar de mim?
- Estou ocupado demais

Pensa assim: quem fará por você? E se você não fizer, o que vai ser de você em vinte anos? 

Simplesmente defina um objetivo claro e atingível, e comece. 

 

(um texto feito de mim para mim mesmo)

Sobre os medos de começar

"Eu não tenho medo de nada"

É uma das frases mais mentirosas já criadas pela humanidade. Pelo menos, por aqueles com um pingo de sanidade mental. Sim, você tem medos. 

E talvez seja só um daqueles que disfarce o medo, chamando de outro nome. Dando DESCULPAS. Ou talvez você tenha os medos, admita-os, e só não sabe o que fazer com eles. 

Enfim, de qualquer forma, vou tentar te ajudar. 

O medo que eu estou falando não é aquele medo patológico (fobia) ou medos de coisas reais como assaltos, morte ou coisa parecida. Na verdade, o que eu me refiro é aquele medo que te paralisa e te faz dar desculpas pra não mudar sua vida. 

Tô falando do medo que aparece quando você quer alguma coisa, sabe que é totalmente possível e que outras pessoas já conseguiram aquilo, mas você inventa mil motivos pra não ir atrás disso que quer. 

Um exemplo: Você quer escrever um livro. 

E o que você pensa? Vou escrever uma página por dia, e em 200 dias tenho um livro pronto! DUVIDO. 

O que a maioria de NÓS (sim, me incluo) pensa é "preciso de um computador novo". E é claro, você vai levar um tempo até comprar o computador. 
E depois: "preciso encontrar um programa ideal para escrever.. me distraio muito com o word". Seguido por "não sei se o público vai gostar deste tema que eu escolhi.. acho que vou mudar". 

"E se nenhuma editora me quiser". 
"Não sei bem as regras de português, vou errar demais". 

E por aí vai. Medos! 

Bom.. faz o seguinte: assiste o vídeo a seguir. E depois comenta no formulário logo abaixo qual o seu "motivo" pra não mudar de vida. De não seguir seus planos adiante. Pode ser abrir seu negócio, mudar de cidade ou país, escrever um livro, criar um blog/vlog, mudar de emprego... tanto faz! O que te impede? 

Pra ficar mais legal, os comentários podem ser anônimos! Você só coloca o nome de quiser. E com esta pesquisa, eu vou fazer meus próximos 2 ou 3 vídeos - focados no medo de começar. 

Segue o vídeo: 

Agora responde aqui. Depois a gente vai conversar mais sobre isso: 

Gostou? Deixa um comentário aqui. Vamos conversar!!