Seu coxinha!

Faça um teste rápido: olhe ao seu redor e procure uma janela. Agora tente se aproximar dela, mantendo-se o mais longe possível dela. 

Não deu? Pareceu um comando estúpido, não é? “Chegue perto, mas fique longe”. 

Esta é justamente a ordem que você dá ao seu cérebro quando pensa que quer ganhar mais, ficar rico e ter uma vida melhor, mas ao mesmo tempo olha com desdém para os que tem dinheiro, ou condena atitudes dos ricos (não estou falando de atitudes imorais ou anti-éticas, claro). 

Se é “ficar rico” o que você quer, acostume seu cérebro, sua vida e todos ao seu redor que “ser rico é bom”. Prometo mudanças na sua vida. 

 

É só uma questão de coerência. 

Escreva

Não importa se você é designer, engenheiro civil, mecânico, bombeiro ou developer: escreva.  

Aprenda a escrever.

Isso se faz -adivinha?- escrevendo. Só assim. 

Quem escreve bem, se expressa bem.
Quem se expressa bem, pensa bem. 

Quer começar? Um blog, uma conta no Twitter ou Tumblr, ou um caderninho já bastam. E alguns parágrafos por dia também bastam, pra começar.

Escreva. 

Arrume uma desculpa para começar agora

Você é precisamente quem você merece ser.

Ponto. 

Tudo o que você faz ou fez resultou no que você é hoje. No lugar onde você está, no emprego que você tem, nas pessoas com as quais você convive, no salário que te pagam e nas besteiras que você é "obrigado a ouvir". 

Pare de culpar os outros. Não se coloque na posição de vítima.

É hora de assumir as rédeas da sua vida, e passar de espectador a protagonista. Agora. 

Não há tempo. Não há desculpas. Se for pra arrumar uma desculpa, arrume uma para começar, e não o contrário. 

Quantas desculpas você já deu para não começar? 

- Não tenho as ferramentas
- Não sei
- Não tenho dinheiro
- O que vão pensar de mim?
- Estou ocupado demais

Pensa assim: quem fará por você? E se você não fizer, o que vai ser de você em vinte anos? 

Simplesmente defina um objetivo claro e atingível, e comece. 

 

(um texto feito de mim para mim mesmo)

Estudando na metade do tempo (ou com o dobro de conteúdo)

Esta dica - de verdade - mudou minha vida. 

Se você, assim como eu, passa muitas horas por dia assistindo conteúdos em vídeo no Youtube e aprende muita coisa com o que tem lá, vai adorar isso. 

De fato, hoje em dia eu me sinto estranho quando assisto vídeos em um canal como o Vimeo ou o TED, que não têm este recurso. 

É simples que chega a doer: aumente a velocidade de reprodução dos vídeos! 

Hoje em dia eu consigo chegar na velocidade 2x na maioria dos vídeos, entendendo com perfeição e absorvendo bastante conteúdo - inclusive tomando notas. 

Segue o vídeo que eu fiz, sobre a técnica: 

Fora isso, depois de gravar o vídeo eu ainda descobri (com a ajuda do meu amigo Dirceu) que eu posso fazer o mesmo com podcasts (e eu sou um "viciado" nos podcasts do Tim Ferriss): usando o aplicativo Overcast (gratuito para iOS), eu tenho os recursos de diminuir as pausas entre as falas e reproduzir em velocidades superiores (ou inferiores).

Vale a pena experimentar: https://overcast.fm - principalmente pra ouvir o meu conteúdo de humor no Bodcast :) 


(Se você não tem iOS, pode ouvir os podcasts também pelo site do Overcast, basta ter o endereço dele no iTunes. Por exemplo, pra ouvir os Bodcasts em alta velocidade pelo seu navegador, o endereço é: https://overcast.fm/itunes994064636/bodcast)

Se alguém pode...

O fato de existir alguém que consiga é um excelente indicador de que você também consegue.  

O fato de não existir ninguém que consiga pode indicar que ninguém tentou o suficiente, ainda.  

Você não é pior do que ninguém, e ninguém deve nada a você. Pode ser cruel, mas é a verdade.  

Como definir um objetivo

Essa eu li no fantástico livro "Personal MBA", do Josh Kaufman

"Eu quero escalar até o topo do Everest antes do meu aniversário de quarenta anos e tirar uma foto panorâmica para emoldurar e pendurar na minha parede como um troféu". 

Você consegue perceber as diferenças entre a frase acima e as abaixo? 

"Quero escalar uma montanha"
"Quero subir no Everest"
"Quero ser feliz"

Objetivos úteis são estruturados. Um bom objetivo pra sua vida (ou pra uma simples tarefa do dia-a-dia) pode seguir o formato PICE: Positivo, Imediato, Concreto e Específico. 

Positivo: Algo que você se aproxima, não que se distancia. "quero fazer um determinado exercício" é diferente de "quero deixar de ser gordo". 

Imediato: Tenha prazos. Por maiores que sejam, tenha prazos. Nada de "um dia". 

Concreto: "Quero ser feliz" não adianta de nada se você não definir o que é felicidade pra você. Experimente: "passar duas horas por dia brincando com meu filho", "assistir um por do sol por semana" ou o que quer que te deixe satisfeito. 

Específico: O que, onde, quando e, se possível, pra quê. "Escalar o Everest, antes dos 40, tirar uma foto panorâmica".

Certeza de satisfação ao final das suas metas. Pode apostar. 

 

(este post, por exemplo, começou com "quero escrever um post sobre metas claras amanhã de manhã enquanto tomo um café amanteigado". Deu certo!)

Sobre os medos de começar

"Eu não tenho medo de nada"

É uma das frases mais mentirosas já criadas pela humanidade. Pelo menos, por aqueles com um pingo de sanidade mental. Sim, você tem medos. 

E talvez seja só um daqueles que disfarce o medo, chamando de outro nome. Dando DESCULPAS. Ou talvez você tenha os medos, admita-os, e só não sabe o que fazer com eles. 

Enfim, de qualquer forma, vou tentar te ajudar. 

O medo que eu estou falando não é aquele medo patológico (fobia) ou medos de coisas reais como assaltos, morte ou coisa parecida. Na verdade, o que eu me refiro é aquele medo que te paralisa e te faz dar desculpas pra não mudar sua vida. 

Tô falando do medo que aparece quando você quer alguma coisa, sabe que é totalmente possível e que outras pessoas já conseguiram aquilo, mas você inventa mil motivos pra não ir atrás disso que quer. 

Um exemplo: Você quer escrever um livro. 

E o que você pensa? Vou escrever uma página por dia, e em 200 dias tenho um livro pronto! DUVIDO. 

O que a maioria de NÓS (sim, me incluo) pensa é "preciso de um computador novo". E é claro, você vai levar um tempo até comprar o computador. 
E depois: "preciso encontrar um programa ideal para escrever.. me distraio muito com o word". Seguido por "não sei se o público vai gostar deste tema que eu escolhi.. acho que vou mudar". 

"E se nenhuma editora me quiser". 
"Não sei bem as regras de português, vou errar demais". 

E por aí vai. Medos! 

Bom.. faz o seguinte: assiste o vídeo a seguir. E depois comenta no formulário logo abaixo qual o seu "motivo" pra não mudar de vida. De não seguir seus planos adiante. Pode ser abrir seu negócio, mudar de cidade ou país, escrever um livro, criar um blog/vlog, mudar de emprego... tanto faz! O que te impede? 

Pra ficar mais legal, os comentários podem ser anônimos! Você só coloca o nome de quiser. E com esta pesquisa, eu vou fazer meus próximos 2 ou 3 vídeos - focados no medo de começar. 

Segue o vídeo: 

Agora responde aqui. Depois a gente vai conversar mais sobre isso: 

Gostou? Deixa um comentário aqui. Vamos conversar!! 

Como estudar inglês usando séries de TV

Parece mentira, pegadinha ou venda de produto milagroso, mas não é. Eu desenvolvi muito com esta técnica muito simples, e tenho certeza que ela vai te ajudar também. Você tem DEZ MINUTOS por dia, e um aparelho de DVD/Blu-Ray ou computador que toque tais discos não tem? É só o que é preciso. 

Tudo o que você vai precisar é de um DVD de uma série da sua preferência. Eu recomendo FriendsTwo and a Half Men ou How I Met Your Mother, pela clareza de linguagem (se você tentar com House, por exemplo, vai perder mais tempo desvendando nomes de doenças ou remédios do que com inglês. Comece pelo simples). 

Outra vantagem de sitcoms como os que eu citei é que se passam com poucos personagens, sempre nos mesmos ambiente (uma casa ou bar) - o que facilita no seu entendimento. E os temas são do cotidiano. Você vai aprender frases e palavras que CERTAMENTE vai usar nas suas conversas em inglês. 

Sendo assim, simplifica. Pega um DVD ou BluRay de uma destas séries (ou de uma que você goste com as mesmas características) e começa. Séries baixadas da internet vão dificultar a sua vida, e eu já explico porquê. Aliás, não tem desculpas: INVISTA alguns reais e compre o disco. Considere seu material didático. E você não precisa de um box completo. Só de UM disco. 
Na última pesquisa que fiz, uma temporada em DVD de Friends no Submarino.com estava saindo por R$ 47,90 - muito menos do que qualquer livro de cursinho de inglês.

Pegou o DVD? Então vai lá, coloca no seu player ou computador e dá play em um episódio. Qualquer um. O primeiro mesmo. E agora você vai escolher um pedacinho de alguns segundos. Espere acontecer um diálogo, coisa de cinco a seis frases tá de bom tamanho. Marque este tempo, vai dar algo entre 5 a 30 segundos. 

DICA: a maioria dos aparelhos de DVD tem uma função (que ninguém usa) no controle remoto chamada A-B Repeat, A-B Loop, Loop AB ou algo parecido. Procura aí que você vai achar. Isso vai facilitar MUITO a sua vida. Aperta este botão pra marcar um ponto A, depois aperta ele de novo pra marcar um ponto B, e o aparelho fica repetindo este trechinho pra você, em loop. 

Depois de marcar o trecho que você vai usar, são só 3 passos: 

Passo UM: Configure para áudio em inglês e legendas em português. E assista este pedacinho de alguns segundos no mínimo TRÊS vezes (ou até você quase decorar o que eles estão falando). 

Passo DOIS: Troque a legenda para inglês, e assista mais TRÊS vezes (no mínimo). Você vai notar que já entende muitas palavras, por associação. Aquelas que você não entendeu, vai apertando o pause e procurando a tradução delas no dicionário ou no Google Tradutor. É MUITO IMPORTANTE você não deixar passar este passo de procurar no dicionário, ok? Assim você vai realmente aprender coisas NOVAS. Deixa de preguiça!! 

Passo TRÊS: A premiação. Desliga as legendas e assiste este mesmo pedacinho, mais três vezes, EM INGLÊS e o melhor, entendendo TUDO (ou grande parte). Se você não entendeu tudo, pode repetir os passos 1 e 2 - vai valer a pena. Se já entendeu, aproveita a última passada e vai repetindo em voz alta o que os atores falam, pra treinar também sua pronúncia. 

Pronto! Pode desligar a TV e ir fazer outra coisa.

O processo todo não costuma levar mais de DEZ MINUTOS. Isso incluindo o tempo de tirar o DVD da caixinha, sentar no sofá e tudo mais. É rápido, é simples e funciona! Aliás, funciona justamente porque é SIMPLES!  

Faz as contas comigo: se você conseguir assistir 30 segundos de uma série por dia, vai levar só 40 dias para assistir um episódio de 20 minutos inteiro, sem legendas! Eu conheço gente que faz cursinho de inglês há ANOS e ainda não consegue isso. 
Lógico, esta técnica não substitui um bom curso ou um bom professor de inglês. Ela AJUDA no processo. Você ainda vai precisar aprender regras gramaticais e ter uma base teórica... mas eu garanto: ESTE É UM BOM COMEÇO. E se você já estuda inglês, é um empurrão e tanto!

Eu fiz também um vídeo, explicando esta técnica e contando mais sobre ela: 

Se você gostou, está usando, ou já usou e teve resultados, comenta aqui em baixo (ou nos comentários do vídeo) pra gente saber como foi sua experiência.

Seus resultados podem motivar outros a tentarem também!

E se tiver alguma sugestão, deixa aqui abaixo que eu respondo rapidinho.

Abração!