Como estudar inglês usando séries de TV

Parece mentira, pegadinha ou venda de produto milagroso, mas não é. Eu desenvolvi muito com esta técnica muito simples, e tenho certeza que ela vai te ajudar também. Você tem DEZ MINUTOS por dia, e um aparelho de DVD/Blu-Ray ou computador que toque tais discos não tem? É só o que é preciso. 

Tudo o que você vai precisar é de um DVD de uma série da sua preferência. Eu recomendo FriendsTwo and a Half Men ou How I Met Your Mother, pela clareza de linguagem (se você tentar com House, por exemplo, vai perder mais tempo desvendando nomes de doenças ou remédios do que com inglês. Comece pelo simples). 

Outra vantagem de sitcoms como os que eu citei é que se passam com poucos personagens, sempre nos mesmos ambiente (uma casa ou bar) - o que facilita no seu entendimento. E os temas são do cotidiano. Você vai aprender frases e palavras que CERTAMENTE vai usar nas suas conversas em inglês. 

Sendo assim, simplifica. Pega um DVD ou BluRay de uma destas séries (ou de uma que você goste com as mesmas características) e começa. Séries baixadas da internet vão dificultar a sua vida, e eu já explico porquê. Aliás, não tem desculpas: INVISTA alguns reais e compre o disco. Considere seu material didático. E você não precisa de um box completo. Só de UM disco. 
Na última pesquisa que fiz, uma temporada em DVD de Friends no Submarino.com estava saindo por R$ 47,90 - muito menos do que qualquer livro de cursinho de inglês.

Pegou o DVD? Então vai lá, coloca no seu player ou computador e dá play em um episódio. Qualquer um. O primeiro mesmo. E agora você vai escolher um pedacinho de alguns segundos. Espere acontecer um diálogo, coisa de cinco a seis frases tá de bom tamanho. Marque este tempo, vai dar algo entre 5 a 30 segundos. 

DICA: a maioria dos aparelhos de DVD tem uma função (que ninguém usa) no controle remoto chamada A-B Repeat, A-B Loop, Loop AB ou algo parecido. Procura aí que você vai achar. Isso vai facilitar MUITO a sua vida. Aperta este botão pra marcar um ponto A, depois aperta ele de novo pra marcar um ponto B, e o aparelho fica repetindo este trechinho pra você, em loop. 

Depois de marcar o trecho que você vai usar, são só 3 passos: 

Passo UM: Configure para áudio em inglês e legendas em português. E assista este pedacinho de alguns segundos no mínimo TRÊS vezes (ou até você quase decorar o que eles estão falando). 

Friends-Legenda-PT.jpg

Passo DOIS: Troque a legenda para inglês, e assista mais TRÊS vezes (no mínimo). Você vai notar que já entende muitas palavras, por associação. Aquelas que você não entendeu, vai apertando o pause e procurando a tradução delas no dicionário ou no Google Tradutor. É MUITO IMPORTANTE você não deixar passar este passo de procurar no dicionário, ok? Assim você vai realmente aprender coisas NOVAS. Deixa de preguiça!! 

Passo TRÊS: A premiação. Desliga as legendas e assiste este mesmo pedacinho, mais três vezes, EM INGLÊS e o melhor, entendendo TUDO (ou grande parte). Se você não entendeu tudo, pode repetir os passos 1 e 2 - vai valer a pena. Se já entendeu, aproveita a última passada e vai repetindo em voz alta o que os atores falam, pra treinar também sua pronúncia. 

Pronto! Pode desligar a TV e ir fazer outra coisa.

O processo todo não costuma levar mais de DEZ MINUTOS. Isso incluindo o tempo de tirar o DVD da caixinha, sentar no sofá e tudo mais. É rápido, é simples e funciona! Aliás, funciona justamente porque é SIMPLES!  

Faz as contas comigo: se você conseguir assistir 30 segundos de uma série por dia, vai levar só 40 dias para assistir um episódio de 20 minutos inteiro, sem legendas! Eu conheço gente que faz cursinho de inglês há ANOS e ainda não consegue isso. 
Lógico, esta técnica não substitui um bom curso ou um bom professor de inglês. Ela AJUDA no processo. Você ainda vai precisar aprender regras gramaticais e ter uma base teórica... mas eu garanto: ESTE É UM BOM COMEÇO. E se você já estuda inglês, é um empurrão e tanto!

Eu fiz também um vídeo, explicando esta técnica e contando mais sobre ela: 

Se você gostou, está usando, ou já usou e teve resultados, comenta aqui em baixo (ou nos comentários do vídeo) pra gente saber como foi sua experiência.

Seus resultados podem motivar outros a tentarem também!

E se tiver alguma sugestão, deixa aqui abaixo que eu respondo rapidinho.

Abração!